Uma vez mais, o Clube BTT Matosinhos não podia deixar de realizar o seu Passeio do Rojão e estar presente nas festas de São Gonçalo, em Covelas, tradição já antiga em que romeiros quer a pé, de cavalo e, cada vez mais, de bicicleta, se deslocam a esta pequena freguesia da Trofa para celebrar a efeméride.

Apesar da manhã fria mas solarenga, o grupo composto por cerca de 30 betetistas arrancou às 8H de Matosinhos em ritmo calmo, percorrendo alguns trilhos da Maia, oportunidade para a juventude do clube divertir-se nas poças de lama, pelo caminho ligeiro percalço para o amigo Isidro, a quem endereçamos rápidas melhoras.

Chegados a Covelas, difícil foi arranjar lugar para encostar a bike e chegar à banca dos “comes e bebes” tal era a quantidade de ciclistas. Como quem espera sempre alcança, lá arranjamos a nossa costumeira mesa, onde comemos uma revigorante sopa de nabos, rojão no pão, bem acompanhados com o vinho novo que por aqui faz parte da tradição.

Já recompostos havia que regressar a casa, desta vez por estrada, ficando já marcado na agenda o próximo Passeio do Rojão e a próxima visita a Covelas, em 2021. No total realizamos cerca de 52 quilómetros com um desnível de 900d+.