Estes foram fins de semana atarefados para a equipa de ciclismo de estrada do BTT Matosinhos, que participou em dois Campeonatos Nacionais de Ciclismo em duas semanas seguidas, em localidades bem distantes de Matosinhos.

Campeonatos Nacionais de Ciclismo – Rampa

A primeira, o Campeonato Nacional de Rampa, que decorreu no dia 13 de setembro, em Miranda do Corvo, recebeu cerca de 300 atletas, alguns deles que até integram o habitual pelotão da Volta a Portugal em bicicleta, como Joni Brandão (Efapel) ou Jorge Magalhães (W52-FC Porto), demonstrando o grande impacto desta prova no panorama nacional. Devido ao alerta por causa do risco de incêndio nas zonas florestais de Miranda do Corvo, não houve uma diferenciação de percursos, tendo todos os participantes realizado a crono-escalada num percurso único de 3 quilómetros.

Quanto à presença dos nossos valentes atletas, o melhor colocado foi o Vasco Cunha, ele que foi quarto classificado a uns escassos dois segundos do pódio em juniores masculinos. No setor feminino tivemos a Rafaela Ramalho a ser sexta nos juniores femininos e a Inês Lapa a colocar-se na nona posição no mesmo escalão. A Leonor Moreira marcou presença nos cadetes femininos e foi 12ª classificada, com a Jéssica Costa a colocar-se no 14º lugar em elite feminino.

Equipa de estrada presente em dois Campeonatos Nacionais de Ciclismo

 

Campeonatos Nacionais de Ciclismo – Contrarrelógio

Já no último fim de semana foi a vez da nossa comitiva rumar a Castelo de Vide para participar no Campeonato Nacional de Contrarrelógio, uma competição composta por dois percursos distintos para os vários escalões, com o mais curto a ter um perímetro de 13,7 quilómetros e o mais longo a contar com um total de 17,6 quilómetros, com ambos os trajetos a caracterizarem-se por algum desnível, empedrados ou travessia de passagem de nível.

Quanto à presença do nosso clube no Nacional de Contrarrelógio, e com a comitiva composta em exclusivo por atletas do sexo feminino, a nossa participação contou com a Rafaela Ramalho no sexto lugar dos juniores femininos e a Inês Lapa na 13ª posição do mesmo escalão. Leonor Moreira conquistou também a 13ª posição, mas em cadetes femininos. Jéssica Costa foi 20ª classificada em elite feminino.